BLOG

Quando foi feito o último Monitoramento do Programa de Compliance na organização em que você atua?

Eu entendo que todas as empresas necessitam monitorar o seu sistema de Compliance simplesmente porque os riscos não são estáticos. O risco muda de acordo com a economia, com as pessoas que se relacionam com a organização, com o seu resultado financeiro e com a sua situação econômica, além disso o clima organizacional pode apresentar um risco alto de contingência com relação a alguns tipos de comportamentos resistentes ao programa, como a fraude, a procrastinação para cumprir os controles, as atitudes antiéticas, o assédio moral, o assédio sexual e as discriminações em geral.

Considerando que o Compliance é a terceira linha de defesa da governança corporativa, observe os procedimentos mínimos a seguir:

  1. A empresa possui uma área, um responsável ou uma empresa terceirizada para realizar o monitoramento do programa de integridade?
  2. Existe o planejamento para a realização do monitoramento?
  3. Foram registradas as metas e o desempenho alcançado em cada período, em relação aos indicadores do programa?
  4. Existem relatórios periódicos com dados e estatísticas sobre a aplicação das medidas de integridade?
  5. Existe orçamento e planejamento dos treinamentos do sistema de Compliance? São realizados?

“Um passo de Cada Vez”

“Fazer mais com menos”

Por Elaine Sampaio, certificada em Compliance Anticorrupção pela instituição LEC Certification Board – LCB em parceria com a FGV Projetos. Tendo a formação de contadora, é palestrante no mercado das pequenas e médias empresas e do terceiro setor, leciona no CRCRJ, trabalha como professora da pós-graduação de Assessoria Contábil e Fiscal da Universidade Veiga de Almeida – UVA / Campus Tijuca e da pós-graduação de Controladoria, Auditoria e Compliance da UNISUAM / Bonsucesso.

Março 20, 2023

Direitos autorais de LT Consultoria – Todos os direitos reservados – Desenvolvido por JR Construtor

2 comentários em “

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: